título

Quarto pequeno, e agora?

17/04/2012

Antes da mudança eu tinha um quarto enorme, e agora – na casa nova – ele diminuiu significativamente. No começo eu fiquei chateada, porque eu sou espaçosa e gosto de guardar tranqueiras. Mas acabei me acostumando com a ideia e percebi que um quarto pequeno não é tão ruim assim. Para quem que, como eu, tem um quarto pequeno e quer deixa-lo mais aconchegante, aqui vão algumas dicas.

1. Aproveite todos os espaços
Isso não significa entulhar o quarto de móveis e tranqueiras. Aproveitar os espaços é, basicamente, posicionar a cama, o guarda-roupa e os demais móveis estrategicamente, para que eles não ocupem tanto espaço e deixem o quarto com o aspecto de “maior”. Se o seu quarto é EP (Extremamente Pequeno) não se de ao luxo de ter muitos móveis. Acho que com um guarda-roupa, uma cama e uma escrivaninha pequena dá para se virar. Aposte nas prateleiras (não muitas, pra não poluir!) e nos nichos. Se seu quarto for maiorzinho, você pode optar (além do guarda-roupa, cama e escrivaninha) por um criado mudo.

(Capa para Interruptor Rain Coat; Segura-Porta Esmagadinho Rain Coat; Almofadas Decorativas Disquete e Instagram; Pufe Jaipur Imaginarium; Porta Toalha Cabide Rain Coat).

2. Use as cores
Elas podem ajudar – e muito – o seu pequeno cantinho a parecer um grande cantinho. Eu sei que as cores quentes deixam qualquer coisa mais aconchegante, mas as frias dão a sensação de um ambiente maior. Verde claro, azul claro, lilás, rosinha, branco ou os off-white (branco com gotinhas de cor) são uma boa pedida. O bom do off-white é que ele é claro, mas tem um pouquinho de cor (ótimo para os fãs do laranjinha, vermelhinho, roxinho). Evite cores fortes demais, deixe isso para a decoração!

(Banqueta Dobrável Rosamundo; Cofre Sapinho Imaginarium; Castiçais de Vidro Colorido RosamundoAlmofada Girafa House Gift; Porta Bijoux Coração Vermelho Imaginarium; Caixas Organizadoras Coloridas Rain Coat)

Agora que já temos algumas dicas básicas para o básico do quarto, vamos partir para a parte prática. Que é reformar (se for preciso), decorar e organizar.

3. Faça o orçamento
Óbvio que se você não tem paredes claras – ou elas estão velhinhas – e você tem que fazer algum ajuste no seu pequenino, terá que gastar dinheiro. Antes de pensar que o mundo acabou e que seu quarto vai ficar assim, respire e siga as dicas. 1 – Antes mesmo de falar com os seus pais, faça um orçamento básico. Pegue uma folha e escreva tudo que você pretende mudar no seu quarto. A cor das paredes? O piso? A cor do teto/forro? Arrumar a janela? 2 – Depois de escrever tudo que pretende fazer, escreva o que precisa para fazer. Para pintar, tinta. Precisa de uma janela nova? Um piso novo? 3 – É claro que tudo custa dinheiro. Então vá nas lojas da sua cidade que vendem materiais para construção e pesquise os preços. Deixe a timidez de lado e pergunte o preço da tinta, se é possível rolar um desconto, pergunte tudo o que quiser saber. Vá anotando e veja qual loja tem preços mais em conta.

Agora mostre para os seus pais e – se você não recebe mesada – pergunte se eles podem bancar. Agora se você recebe mesada e ela não vai conseguir cobrir os gastos, negocie com os pais para eles completarem o valor que falta. Se os concertos precisarem de um pedreiro ou de algum especialista (como um eletricista) peça ajuda para o pai, vó, tia e caso só seja necessário pintar, coloque aquela camiseta velha e mãos á obra.

(Momiji 'Luka' Força da Rosamundo; Almofada Coração Alado Rain Coat; Quadro Elvys Presley House Gift; Sofá Cama de Madeira da Meu Móvel de Madeira; Poltrona Inglaterra do Estúdio RValentim; Almofada Inglaterra Hits KidsnTeens)

4. Decore!
Depois que as paredes trocaram de cor e você reposicionou os móveis, vamos decorar. Uma dica é apostar em uma cama boa, boa mesmo. Assim qualquer roupa de cama que você colocar vai ficar linda. Evite deixar coisas jogadas e bagunça, isso diminui o quarto mais ainda. Prefira uma cortina fina, branca ou no máximo de uma cor clarinha, ela filtra a luz e evita que o sol danifique os móveis. Um tapete delicado também é uma boa pedida. Se for possível, tenha um guarda-roupa com espelho nas portas. Se não tiver e ele for velhinho – ou nem tanto – vá em uma vidraçaria levando as medidas das portas e pergunte o preço do espelho, adicione esse item no orçamento. Depois é só colocar o espelho nas portas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...