título

Vestibular, e agora?

25/05/2013


Oi gente! Desculpem, mais uma vez, pelo sumiço. Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, o tempo anda curto e a preguiça gigante. Enfim, hoje eu vou falar sobre vestibular, ENEM e faculdade. Na verdade, acho que isso tudo irá acabar virando uma série de posts. Resolvi falar sobre isso depois que eu visitei a PROFITECS (Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM), universidade onde pretendo cursar Comunicação Social ano que vem. 

Cheguei até lá com uma dúvida e com uma certeza. Eu não sabia qual curso eu iria escolher: publicidade e propaganda ou produção editorial? Mas estava certa de que meu futuro será na área da Comunicação Social. Lá eu tive a oportunidade de conversar com alunos dos dois cursos, saber mais sobre a área de cada um e tirar minhas dúvidas, no final das contas decidi por Produção Editorial (que tem mais a ver comigo). 

Enquanto eu tomava a minha decisão, percebi que algumas pessoas foram com a intenção de decidir qual seria o curso que iriam fazer e acabaram saindo de lá com mais dúvidas ainda. Por isso, resolvi montar este post para dar uma "luz" para quem irá ingressar o ensino superior, mas ainda não decidiu em qual área deseja atuar. Bora lá!


Quando se trata do mundo profissional, existem três áreas básicas que você pode seguir: as ciências exatas, as humanas e as biológicas. Cada uma delas possui subcategorias e várias áreas de atuação, porém, têm o perfil bem definido. No caso das ciências exatas, você tem de gostar de números, tecnologias e raciocínio lógico. No caso das ciências humanas, você tem de estar disposta a entrar de cabeça na história, na sociologia, filosofia e todas as "ias" possíveis. Já no campo das biológicas, tem de estar disposta a cuidar de pessoas, animais ou plantas. Se, ainda assim, você ficar na dúvida entre as áreas faça um teste! O guia do estudante tem um ótimo que ajuda você a descobrir em qual área trabalhar, faça clicando aqui


Depois de decidir em qual área você pretende trabalhar é hora de encontrar um curso nela que tenha mais a ver com você e com a sua personalidade. Se você fazer o teste que eu indiquei, o resultado irá indicar alguns cursos que podem ser utilizados na próxima fase. Caso você prefira expandir os horizontes e as possibilidades, o Wikipédia oferece uma página com todos os cursos disponíveis nas universidades brasileiras, confira clicando aqui


Para fechar com chave de ouro: pesquise. Depois de decidir a sua área e um curso, resta confirmar e decidir se é mesmo isso que você quer para sua vida. Use o Google e o Wikipédia e tire todas as dúvidas: verifique como anda o mercado de trabalho para os profissionais formados, se há uma universidade no seu estado que disponibilize o curso, se você terá que mudar de cidade, as possibilidades de carreira, tudo. 

Se, mesmo depois de tudo isso, ainda tiver dúvida... Hora de partir para o teste vocacional! O site Guia do Estudante (além de dicas, simulados e avisos para os vestibulandos) oferece um teste vocacional de graça, a chamada Máquina das Profissões. Nele você responde 60 questões de marcar com apenas 2 opções, no final você ganha um perfil (líder, criativo, comunicativo, general, entre outros) e 12 profissões que combinam com o seu perfil. Ele é super prático e rápido, super indico (até mesmo para quem já decidiu o que vai fazer!). E você, já decidiu que curso irá fazer?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...