título

O que você precisa saber antes de colocar um piercing

10/08/2015

 
Faz seis meses que coloquei meu piercing no septo e não me arrependo nem um pouquinho. Antes de tomar a decisão, fiquei super nervosa - mas pesquisei bastante para ter certeza de como funcionava a coisa toda, inclusive assisti alguns vídeos no YouTube de pessoas colocando o mesmo piercing que eu queria (e outros muitos que acabaram sendo assistidos por consequência).

Tinha planos para fazer um vídeo sobre o assunto, esclarecer algumas coisas e responder umas dúvidas mais populares mas, resolvi antecipar e fazer um post - talvez o vídeo venha depois, para complementar. Aqui reuni cinco dicas/observações baseadas na minha experiência, que não é lá muito vasta. Espero que isso ajude, nem que seja um pouquinho, quem está considerando ou pensando sobre colocar um piercing, seja lá onde for.


DOR

Dói, não dói, é suportável, vou morrer? Acho que as perguntas desse tipo são as mais comuns feitas para quem tem piercing. Se dói? Claro! Imagina uma agulha atravessando uma parte do seu corpo. Vai doer ou ao menos você vai sentir alguma coisa (depende da sua tolerância à dor). No geral, é uma dor suportável, rápida e não tão horrível quanto parece. Sou bastante frágil quando se trata de dores e machucados, mas para mim foi tranquilo. Saiu água do olho, mas nada além disso. Senti a agulha passando e depois o piercing, como a maioria das pessoas relata sentir. Quanto a morrer; todos vamos um dia, mas é bem improvável que isso aconteça quando você estiver colocando um piercing. 

Lembra de quando você furou a orelha? Poisé, a sensação é a mesma!


 

CUIDADOS

O piercing vai se uma parte do seu corpo, ou seja, requer atenção e cuidados. Não é só atravessar um pedaço de ferro no nariz - ou qualquer outra parte do corpo - e achar que será tudo algodão doce e unicórnios. Pelo contrário, você tem que limpar, higienizar e tomar alguns cuidados. Se você tem pele sensível ou uma cicatrização complicada os cuidados serão redobrados. 

Outra coisa que vale lembrar é que limpar toda hora pode soar como o mais correto a se fazer, quando na verdade não é. Se você não deixar a pele "descansar" ela não irá cicatrizar. Foi o que aconteceu comigo. Logo que eu coloquei, limpava direto. Notei que tava demorando para cicatrizar, então espacei os horários para fazer a higienização: dito e feito! Cicatrizou bem mais rápido.  


ESCOLHA

É uma das partes mais importantes - e mais legais - do processo de colocar um piercing. É quando você para e pensa nas possibilidades. Escolha com inteligência e leve em conta todos os fatores possíveis até chegar a uma decisão concreta. No meu caso, sempre adorei piercings, mas achava a maioria deles - ou os que eu tinha conhecimento na época - muito comuns ou loucos demais. Foi quando cruzei com a foto a foto de uma menina com um piercing no septo e me apaixonei.


 
Os que listei acima não são as únicas opções, há uma gama praticamente infinita de possibilidades - tanto para o rosto quanto para o corpo. Pesquise, se informe e reflita até encontrar um que se adeque ao seu estilo de vida, personalidade e formato de rosto. Outra coisa que você pode fazer para se acostumar com a ideia de ter um piercing (e que eu fiz muito antes de realmente colocar o meu) é desenhar o bendito com lápis de olho preto. 

OBSERVAÇÃO: Se você pretende trabalhar na área da saúde (enfermagem, medicina ou qualquer coisa do gênero) informe-se sobre as regras e condições específicas da sua área direcionadas à esse tipo de joia já que, devido a questões de biossegurança, algumas profissões não permitem - ou exigem medidas que podem não ser confortáveis para você, como o uso constante de máscara.


ARREPENDIMENTO

Tá, mas tu não se arrepende de ter colocado? Claro que não, do contrário teria tirado na mesma hora. Com exceção dos dermais, qualquer piercing pode ser tirado em um piscar de olhos (ou de alicates). Vai ficar uma cicatriz? Possivelmente. Para mim não foi uma decisão repentina, amadureci a ideia antes de realmente pôr em prática e estou apaixonada pelo resultado. Então, para evitar essa palavra bandida, pense bem, escolha com inteligência e escolha um profissional decente para depois não chorar sobre o leite pirçado, er... derramado.


 PRECONCEITO
Infelizmente ainda há muito preconceito em relação a piercings, tattoos e modificações corporais em geral. As pessoas acham estranho e quem é mais antigo (digo no modo de pensar, não necessariamente na idade) diz que é errado, loucura. Mas todos nós sabemos que um pedaço de ferro ou um pouco de tinta não determinam o caráter de ninguém. Seu corpo é seu corpo, faça dele o que bem entender, desde que arque com as consequências e assuma a responsabilidade no final. 

 Espero ter ajudado um pouco com essa pincelada sobre o universo dos piercings. Nosso corpo é um templo, um reflexo de nossa personalidade, do que realmente somos. Se um piercing irá ajudar você a expressar, mostrar para o mundo esse eu interior, você está no caminho certo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...