título

Organize-se!

07/02/2013




Para mim o ano só começa quando as aulas começam. Eu volto á rotina e coloco a mão na massa para atingir todas as metas planejadas para o ano. Mas, para atingir os objetivos, inspiração e força de vontade são essenciais. Por isso, antes mesmo de começar as aulas deste ano, resolvi que vou me organizar para tornar minha vida mais simples. Vou compartilhar com vocês algumas formas de organização que pretendo usar este ano. 



Organizar o guarda-roupa (e mantê-lo organizado) é uma das coisas mais difíceis para mim. Mas a verdade é que, com o guarda-roupa organizado e todas as roupas dentro do campo de visão, fica mais fácil encontrar o que se procura e montar os looks além de diminuir aquela sensação de "não tenho o que vestir".

Como faço para manter meu guarda-roupa organizado? Primeiro você tem que levar em conta seus critérios de escolha na hora de montar um look. Você vai por cor, modelo ou estilo? Crie categoriais e subcategorias (nas gavetas, prateleiras ou seja lá o que for). Primeiro divida as categorias: calças, saias, vestidos e blusas. Depois divida em subcategorias de acordo com a sua preferência. Você pode dividir as blusas, por exemplo, por cor, por modelo (regata, camiseta, camisa, blusa de alça) ou utilizar a divisão em degradê, uma "técnica" bastante conhecida. 

Eu, por exemplo, adotei a técnica do "uso para" e a dividi por cores. Por exemplo: blusas verdes para o colégio, blusas vermelhas para o colégio, blusas verdes para sair, blusas vermelhas para sair e assim por diante em todas as categorias. 


A maioria das minhas "metas" envolve dinheiro, como: decorar meu quarto, começar uma coleção de maquiagem e "remontar" meu guarda-roupa. Então, resolvi que iria me organizar financeiramente para atingir cada um destes objetivos. 

Como faço para me organizar financeiramente? Se você tem mais de 16 anos e ainda não decidiu o que irá fazer da vida, pode começar a trabalhar como "adolescente aprendiz". Se você tem menos de 16 anos terá que se contentar com a mesada. "Mas eu não ganho mesada, comofaz?" Simples. Distribua cofrinhos (ou potes) pela casa. Peça para a sua família (pai, mãe, irmãos) colocar todas as moedas/dinheiros que for possível ali, aquela moedinha que sobra quando sua mãe vai na padaria, por exemplo. Depois planeje o que irá fazer com o dinheiro: liste tudo que deseja, pesquise preços e veja o que é mais viável. Você pode começar pelos mais baratos dos seus "desejos". Mas se você tem na lista algo mais caro (como uma câmera profissional, que é o meu caso), racione o dinheiro e divida toda a quantia pela metade. Uma parte você guarda e a outra você gasta com as coisas mais baratas da sua lista de desejos. 

Eu estou catando todas as moedas e dinheiros que estão perdidos pela casa, quando eu compro alguma coisa e sobram algumas moedas elas vão direto para o cofre. Estou montando a lista e pesquisando os preços, assim, quando eu estiver com uma quantia razoável, posso começar a transformar em realidade toda a minha lista de desejos. 


Eu não vou fazer cursinho e sempre me atrapalho nas provas e trabalhos do colégio. Decidi que esse ano, como é meu último ano de colégio, vou fazer diferente. Vou me organizar e estudar sozinha para mandar bem, tanto no vestibular, quanto na escola. 

Como faço para me organizar e estudar em casa? A primeira regra é: preste atenção na aula! Eu sei, é clichê, mas a verdade é que a explicação do professor será mais completa e simples do que a que está nos livros, na maioria das vezes. Aproveite e tome nota de tudo que você acha importante e link isso com uma palavra-chave, isso vai facilitar a memorização. Tire suas dúvidas na aula, sempre que possível e se isso ainda não for suficiente, pesquise na internet. "Mas eu não quero usar meu tempo livre para estudar!" Você não precisa de todo seu tempo livre! Divida-o em duas partes: o lazer e o estudo. Não esqueça de adicionar algumas pausas durante o estudo para você assimilar o conteúdo, descansar a mente e se alimentar. 

Eu dividi os conteúdos e as matérias, assim fica mais fácil na hora de estudar. Como eu tenho que estudar o conteúdo do primeiro e segundo ano também, resolvi alternar entre os conteúdos para não ficar perdida. Sempre que chegar da aula vou tentar dar uma lida e assimilar o que estou estudando, depois irei: no primeiro trimestre focar no conteúdo do primeiro ano e no segundo, no conteúdo do segundo ano. Durante o estudo vou fazer pequenos resumos e no terceiro trimestre reúno todos os resumos em uma "revisão". Acho que assim ficará mais simples para mim, se eu não me perder no processo. 


Eu sempre tive muita dificuldade em perder peso e nunca tive uma visão clara do que é um "estilo de vida saudável". Resolvi que vou atingir minhas duas metas para o próximo verão: perder peso e reduzir as medidas. Mas no processo terei que me adaptar a um estilo de vida mais saudável para ficar perder peso e medidas e não saúde. 

Como faço para perder peso e reduzir medidas sem sofrer? Acredite: dieta maluca não é a resposta. Dietas de curto prazo fazem com que você perca peso rápido e torna mais fácil recupera-lo também. A reeducação alimentar é essencial e é um hábito para toda a vida. Procure um (a) nutricionista e informe-se sobre que tipo de "dieta" é ideal para você antes de sair pesquisando dietas na internet. A receita para emagrecer com saúde é simples: atividade física + frutas/verduras/legumes + água. 

Um tempo atrás eu fui á uma nutricionista. Ela me deu uma dieta que eu segui durante um tempo. Funcionou e eu emagreci, não sofri e ela não me restringiu de comer doces uma vez ou outra. Mas não tenho paciência para seguir cardápios e meu ego de leonina não aceita cumprir ordens. Então, resolvi incorporar alguns hábitos saudáveis que acho essenciais para quem quer emagrecer. A primeira coisa é ter em mente a palavra que rege o processo de emagrecimento: moderação. Tudo pode desde que seja moderado. Emagrecer é um processo lento que exige determinação e força de vontade. Não desista nos primeiros obstáculos! 

Mesmo eu não sendo a pessoa mais organizada do mundo para dar dicas de organização, eu me esforcei e confesso que no processo aprendi muito. Agora só falta colocar em prática. Vocês querem mais post de organização-inspiração? 

2 comentários:

  1. Oi, que lindo o blog. Eu acho que eu já vim aqui no blog outras vezes, mas essa eu tive que comentar algo. Você está de parabéns.
    Estou passando aqui para dizer também, que tem post novo e que dia 15 desse mês tem sorteio de aniversário do blog. E se quiser me seguir lá, é só avisar que eu sigo de volta.
    Beijos,

    Blog: www.junhiimce.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada. É muito bom saber que alguém gosta do trabalho que estamos fazendo... Claro, vou seguir.

      Beijos, beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...