título

Gênero Musical: Indie

26/06/2014



No hemisfério norte é verão, e é nessa época do ano que começa a temporada de festivais - e é justamente nestes festivais que vários artistas e bandas indie ganham visibilidade. Pensando nisso, e valendo como uma inspiração para o nosso verão, resolvi trazer um pouco de conhecimento sobre o gênero: a história, as influências, as características, as bandas e os fãs. 

Segundo Wikipédia, o termo indie começou a ser usado na década de 1980. Indie deriva da palavra independent, que vêm do inglês e significa, basicamente, independente. Ele é usado para identificar bandas e artistas que não tem vínculo com grandes gravadoras e produtoras. É um gênero extremamente abrangente, que têm influência de muitos outros, como o pop, rock e eletrônica. Os artistas indie são conhecidos por sua autenticidade e por sua característica mais marcante, e da qual não abrem mão: a liberdade de criação.


A indústria da música (assim como a da moda), possui padrões ditados por grandes empresas que "devem ser seguidos" por quem deseja ter sucesso e um espaço no mercado. Com a chegada da internet e a criação de portais como o YouTube, houve o grito de liberdade da música - onde os artistas não dependiam mais de produtores e gravadoras para atingirem o tão desejado reconhecimento pelo seu trabalho. Então, o gênero acabou se popularizando e ganhando mais adeptos.


Tanta autenticidade não ficaria restrita apenas ao âmbito musical, os indie também tem seu espaço garantido no mundo da moda. Assim como na música, o estilo tem influência de muitos outros (como o estilo que deriva do rock, grunge, romântico). Os adeptos deste estilo assumem sua própria personalidade e criam um jeito totalmente seu de vestir. Por isso, evitam os fast fashions e apostam em brechós. Gostam de customizar e até mesmo criar e produzir suas próprias roupas. 

Algumas pessoas acreditam que o estilo é somente calça jeans e xadrez, mas estas duas peças são apenas influências do grunge. Os elementos retrô e romântico são bem fortes. Na moda feminina, a sobreposição de peças (como o combo camiseta, camisa e jaqueta ou vestido e suéter) é bem frequente. A calça skinny, oxford, coturno e jaqueta militar são bastante comuns. 


Não há uma fórmula exata para este estilo. Todos nós somos diferentes e iremos usar as tendências de maneiras diferentes: aí está o diferencial da moda indie. Incorporar a moda e as tendências da atualidade ao nosso estilo, de acordo com nossos gostos e afinidades. Buscar referências e ícones de estilo autênticos e que estejam fora dos holofotes agora mas que se encaixem perfeitamente com nossa personalidade e estilo pessoais. 

Outra característica deste estilo é o conforto. Se uma menina indie não curtir usar salto, ela simplesmente não irá usar. Luanna e Steffy representam a moda indie no Lookbook; enquanto uma é totalmente indie rock, a outra conserva traços românticos. Os homens também têm representantes: Julian e Vini.


Atualmente o cenário musical está repleto de artistas indie que, através do seu talento e da ajuda da internet, conquistaram seu espaço sem precisar do empurrãozinho de grandes gravadoras. Há algum tempo atrás havia o preconceito de que artistas indie eram pessoas sem talento - mas isso acabou se dissipando ao passo que estes mesmos artistas ganharam mais destaque do que os artistas apoiados por grandes produtoras. 

O motivo? O público está mais exigente, quer músicas autênticas e diferentes do padrão distribuído por muitas gravadoras grandes. Um exemplo disso são os artistas que estão bombando no momento, como Lana Del Rey, Arctic Monkeys e Lorde - todos fazem parte da tribo independente e são diferentes entre si. Defendem suas ideias e sua arte. 



Não sou nenhuma expert no assunto e toda informação que trouxe neste post foi fruto de muita pesquisa e observação. Se você curtiu esse modelo e quer um post sobre outro gênero musical, deixe sua sugestão nos comentários. Aqui no blog eu estou sempre dando dicas de bandas e artistas independentes na tag Top Quinta e Para Ouvir

2 comentários:

  1. você pode falar dos hipster? Ou eles são as mesmas coisas?

    http://garotadonordeste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Liana, tudo certo?
      Hipster e Indie não é a mesma coisa não. Muitos adeptos da música e da moda Indie até se sentem ofendidos quando comparam os dois universos. Na minha opinião, Hipster é "modinha" no sentido literal da palavra. O intuito é lançar tendência. Escutar, vestir, ler coisas incomuns e que não são populares.

      Já Indie é ser independente. Se vestir como quiser, ouvir o que quiser. Não se prender a títulos como por exemplo "sou indie", eles apenas são. Não se prender a regras de estilo do tipo "isso tá na moda, isso não tá".

      Valeu pela pergunta, vou fazer um post comparando os dois estilos.
      Beijos, beijos :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...