título

Como comprar no Aliexpress

12/08/2014


Para quem não sabe, o Aliexpress é uma versão xing ling do Mercado Livre. Lá você encontra todo tipo de bugiganga, tranqueira e coisas úteis por preços atrativos. Eu conheci o site ano passado mas, por falta de coragem e de verba, nunca tinha efetuado uma compra. 

Nesse meio tempo, pesquisei bastante sobre o sistema, vendedores, produtos e o que valia a pena. Acompanhei blogueiras experts no assunto e adquiri todo tipo de informação possível e disponível. Na teoria, me tornei expert também. Faltava pôr em prática e, depois de tanto tempo de pesquisa, me senti segura o suficiente para fazer minha primeira compra da China.  


Primeiramente, o site é confiável sim. A venda funciona no mesmo sistema do eBay: através de vendedores, apenas mediada pelo site. Um diferencial do site xing ling é que ele aceita boleto bancário, ou seja, você não precisa ter cartão de crédito internacional ou uma conta no Paypal para poder comprar.

Apesar do site ser confiável, nem todo vendedor é. E, como todo mundo sabe, comprar da China é uma loteria. Então, preste atenção na avaliação do vendedor, no número de vendas efetuadas por ele e nos comentários deixados por outros compradores - e, se ainda tiver alguma dúvida, mande uma mensagem para o seller e esclareça tudo antes de comprar. Vale lembrar que eles não entendem português: use o inglês (em último caso, peça um help para o Google Tradutor). 

Depois de efetuar a compra, imprimir o boleto e pagar, você acompanha todo o processo através do próprio Aliexpress. Demora entre dois e cinco dias úteis para que o site e o eBanx processem o seu pagamento. Enquanto isso o status do seu pedido estará em aguardando pagamento. Assim que o pagamento é reconhecido, o status muda para aguardando envio - agora a responsabilidade é do vendedor. A partir daí há um prazo para que o produto seja enviado. Se o produto não for enviado dentro deste prazo, o próprio Ali cancela a compra e devolve seu dinheiro. Mas você pode prolongar o tempo de processamento do pedido. 

Na minha primeira compra, depois de três dias o vendedor ainda não tinha postado o produto e eu entrei em pânico. Mandei três mensagens e ele respondeu super educadamente, explicando que, assim que o Aliexpress confirmasse meu pagamento, ele postaria minha encomenda. Dito e feito! No outro dia meu pedido foi postado. E, depois que ele finalmente é enviado, o status muda para aguardando confirmação. Ou seja, é hora de torcer para que os Correios não extraviem sua mercadoria, para que ela não fique presa em Curitiba, para que ela não seja taxada e todas essas preocupações básicas de quem compra da China.



Toda compra tem um tempo de proteção - clicando em ver detalhes no seu pedido você pode conferir. Esse é o tempo estimado pelo site para que a compra seja entregue, você confirme o recebimento e o dinheiro seja liberado para o vendedor. Caso o produto não chegue (ou chegue danificado, em uma cor, tamanho ou modelo diferente do que você pediu), você pode abrir uma disputa e receber o dinheiro integralmente ou parcialmente de volta (ou ter outro produto enviado, sem custos adicionais). 

Do contrário, se o tempo exceder e você não confirmar a entrega do produto, você perde o direito de abrir uma disputa - ou seja, há grandes chances de você não receber o dinheiro de volta caso o produto chegue danificado ou não seja entregue. Se eu não me engano, você pode entrar em contato com o vendedor e pedir para que ele prolongue o tempo de proteção para a compra, o que é mais recomendável quando o prazo está perto de terminar.

No blog Tá Tudo Caro você encontra um tutorial super completo para quem ficou com dúvidas.

Comprar da China não tem mistério. A solução é pesquisar os preços, vendedores e outras informações sobre o Aliexpress ou qualquer outro site xing ling do qual você pretende comprar. Vá com calma, comece com uma compra pequena, veja como é e vá perdendo o medo aos poucos. Só esteja preparada para esperar, você vai precisar de muita paciência enquanto a sua compra atravessa o oceano para vir para você.

Se o post te deixou com dúvidas ou qualquer tipo de curiosidade, sinta-se á vontade para perguntar nos comentários. Assim que todas as minhas compras chegarem, eu estava pensando em fazer um vídeo para inaugurar o canal do blog no YouTube, o que vocês acham? 

4 comentários:

  1. Como faço com a numeração dos sapatos?

    http://michele-otero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, logo abaixo dos produtos - na descrição mesmo - os vendedores disponibilizam uma tabela com as medidas relacionadas aos números de sapato disponíveis. Meça seu pé e compare com as medidas que estão ali. Nunca peça a medida exata, sempre deixe que sobre alguns milímetros.

      Há quem diga para pegar um sapato que você tenha em casa e tenha as medidas UK/USA e pedir um número maior que esse. Se no seu sapato está USA 7, por exemplo, pedir um 8.

      Espero ter ajudado!
      Beijos, beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Paloma, na hora que tu for finalizar a compra vai aparecer a opção de pagar por boleto. Aí vai gerar o boleto e é só pagar normalmente; em lotérica ou no lugar que tu preferir (e der).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...