título

Três Palavras

01/09/2012


Amadurecer, mudar e evoluir.
Três palavras que possuem sentidos parecidos e, ainda assim, completamente diferentes. Que aparecem em fases totalmente distintas e promovem mudanças totalmente decisivas. Elas encerram ciclos, terminam capítulos e inauguram novas possibilidades.

Amadurecer significa aceitar. Aceitar a dor, a felicidade e o medo. Aceitar as coisas boas e as coisas ruins da vida. Aceitar que nada é eterno, que tudo tem um final e que o ‘felizes para sempre’, sempre acaba. Mudar, mudar é diferente. Mudar nem sempre significa amadurecer. Significa que, ou você deixou de ser quem você realmente é para agradar alguém, ou você deixou de ser quem você era para agradar a você mesmo

As mudanças, geralmente, vêm depois do amadurecimento, o que faz com que elas fiquem diretamente ligadas com ele. É possível mudar sem amadurecer. Acontece com pessoas que tentam forçar esta fase, enfiar goela abaixo um capítulo inacabado na pressa de começar um capítulo novo. Essas pessoas pulam a fase do amadurecimento e o negligenciam, causando uma overdose de mudanças e afundando em suas próprias ilusões.

Finalmente, evolução. Evoluir, significa que você amadureceu, mudou e evoluiu. É quando a soma de todos os capítulos, de todos os ciclos e fases, é positiva. É quando você amadureceu e aceitou seus erros e acertos, bem como suas qualidades e defeitos. Mudou e tentou ser uma pessoa melhor, aprimorando as qualidades e tentando, ao máximo, amenizar seus erros. E, depois disso tudo, sentiu-se a pessoa mais feliz do mundo, por ter a oportunidade de poder tentar novamente amanhã.

2 comentários:

  1. Gostei tanto do seu texto! Muito inspirador! Eu acho que mudei e amadureci, mas acho que falta-me ainda a evolução, que é a fase final e pode levar ainda algum tempo. Mudei, mas não mudei pelos outros, mas por mim, e agora sinto-me mais eu mesma,mais feliz comigo! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela! Eu acho que, realmente, temos que mudar por nós mesmas e não pelos outros. Eu acredito que estou começando a fase da mudança... No final das contas, o que realmente importa é ser feliz!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...